Politica é sociabilidade.

E vamos adentrar no fantástico mundo dos pensadores!

Muito pensei em qual seria o assunto primogênito do blog diante de tantas possibilidades e assuntos instigantes. Escolhi começar por um que muitas pessoas acreditam ser inútil quando na verdade a praticam todos os dias. Na verdade, política é a resposta pra pergunta do dia.

Porque vivemos em sociedade? porque somos indubitavelmente políticos!

Nossas reflexões sobre política começam com os gregos, pois ela é uma invenção grega. O vocabulário político deita raízes na cultura deste povo. Ainda hoje em dia empregamos termos cuja origem está na língua grega, tais como: “tirania”, “monarquia”, “oligarquia”, “aristocracia”, “democracia”. Claro, em primeiro lugar, a própria palavra “política”. É derivada de “polis”, que significa “cidade” e que na nossa linguagem moderna pode ser traduzida por “Estado”.

Não viver numa “polis” (num “Estado”) é, para um grego da época clássica, o mesmo do que não viver “politicamente”. Por “política”, os gregos entendiam tanto o conjunto de práticas às quais os cidadãos se entregavam para coexistirem quanto o estudo ou ciência dessas mesmas práticas. É verdade que muito antes do surgimento da política, em ambos os sentidos, os homens já viviam em sociedades. Contudo, não “faziam política”. Por quê? Porque não pensavam sobre esse modo de existir coletivo como algo que dependia deles. Submetiam-se ao poder dos chefes como a um destino contra o qual nada se pode fazer.


Os gregos inventaram a política, porque a compreenderam como aquilo que depende de nós. Para esta cultura, a maneira como o poder se organiza resulta da vontade dos homens. Por isso, a política sempre pode ser diferente, e melhor! A política para os gregos abarca todas as atividades práticas relativas a um mundo comum. Mesmo aquelas que nós hoje colocamos na esfera “privada”, como a moral, a religião e a educação dos filhos, para os gregos são do domínio “público”, isto é, político. Por isso, “fazer política” é uma atividade que toca a essência da vida humana. Recusar-se a praticá-la seria um absurdo impensável para um grego, pois seria a mesma coisa do que preferir ser um animal a ser um humano.

Vamos examinar a maneira como os gregos refletiam isso a partir do maior representante de seu pensamento, embora não tenha sido grego de nascimento: Aristóteles. Ele nasceu em 384 a.C. em Estagira, cidade na qual se falava grego, mas que pertencia à Macedônia. Aos 18 anos chegou ao maior centro cultural e artístico da Grécia, Atenas. Na época, duas escolas disputavam o interesse dos jovens. De um lado, a de Isócrates, um sofista que se propunha preparar os educandos através da retórica para se tornarem oradores eficientes na Assembléia. De outro lado, Platão, que ensinava que a base para a ação política deveria ser a investigação científica. Aristóteles preferiu o último e freqüentou a Academia, o nome da escola de Platão, por cerca de 20 anos.

vejam que ainda não está totalmente respondido a pergunta, vamos embasar ainda mais nossos conhencimentos antes de responde-lá.Espero que tenham gostado!

até a proxima!

Anúncios

Um comentário sobre “Politica é sociabilidade.

  1. “É verdade que muito antes do surgimento da política, em ambos os sentidos, os homens já viviam em sociedades. Contudo, não “faziam política”. Por quê? Porque não pensavam sobre esse modo de existir coletivo como algo que dependia deles. ”

    Musachi,

    a própria liderança exercida em tempos antigos, e até pré-históricos, é uma forma de governar, logo, uma política.

    O mundo (antigo, médio, moderno e contemporâneo) sempre impôs uma condição de sobrevivência ao ser-humano – o coletivo, ou a sociedade.

    Saudações e parabéns pelo blog.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s