Doar é Amar.

Abri o editor de textos no intento de continuar a escrever uma fabula, mas me vi clicando no ícone novo documento em branco não há como deixar de pensar no Haiti, ainda mais por que em todos os canais noticiosos seja na internet, seja na televisão, nacionais ou internacionais o tema é tratado com destaque.

A extensão do drama humano no Haiti é espantoso. E ainda assim esse povo tenaz (uma característica humana em momentos de crise e de desespero) luta para restaurar algum ponto de normalidade e como vários relatos dão conta se organizam, se ajudam uns aos outros, são muitos os exemplos de doação de água de atendimento médico, de distribuição de alimentos feito por haitianos para haitianos. Gosto de uma frase que aprendi durante o tempo em que passei no Exército e fica muito evidente agora. “ o trauma coletivo gera união “. O egoísmo parece não existir entre pessoas simples e humilde. Isso é possível de se perceber  em regiões pobres do interior de qualquer estado brasileiro. É perto da nossa realidade. E visualizei isso, com sorriso na alma, no Haiti.

O haitiano, povo brioso sem dúvidas, enfraquecido por sucessivas rupturas políticas e institucionais e por uma cultura de violência política que germina e prospera nesse ambiente de pouca presença de autoridades constituídas. Ainda assim vemos exemplos de solidariedade reconfortantes em meio a tamanha tragédia.

Embora seja verdade que o conforto desses bravos exemplos se esvai quando se tem conta das dificuldades que esperam essa nação nas próximas décadas. Um esforço enorme aguarda aos haitianos. Nos próximos meses em especial se verá muito dependente da organização dos burocratas das Organizações Internacionais  e da cooperação entre várias nações e infelizmente o prognóstico não é bom quanto a eficiência desses dois fatores individualmente ou em conjunção. … Eu o amaldiçôo, hó maldita politicagem!!

Mesmo as noticias de tiroteios, saques e um pequeno caos que se nutre da sensação de abandono e de esquecimento que grande parte daqueles que estão em áreas perigosas sem a presença de ajuda, não diminuem a solidariedade que o mundo, e principalmente a França e EUA devem continuar prestando a essa nação. E é sobre esses ombros cansados e fustigados que recairá a construção de seu país, com altivez e coragem dos homens livres. Com a fé e esperança daqueles que sonham com um futuro melhor para seus filhos. Mas, como sabemos não será fácil e nem será um progresso continuo.

Não, não sou cínico ao suficiente para em algum nível crer que algo de bom pode ser extraído desse evento. Ainda que o povo do Haiti em 20, 30, 40 ou 50 anos ( marcos atingidos pela rússia de Stalin, e o Japão+Alemanha pós II Guerra ) consiga atingir grande desenvolvimento humano todas as vidas ceifadas e todas as possibilidades que eram nelas contidas terá sido perdido. Impossível não se encher de tristeza, impossível não se enojar um pouco por que a vida continua e no campo da política internacional tudo continua seguindo sua lógica de sempre. Fria, calculista e até mesmo, mórbida.

Meus pais sempre me transmitiram o ensinamento principal de Jesus. Doação e ajuda devem ser feito com o seu coração para o coração alheio. As pessoas que controlam a assistência ao Haiti parece muitas vezes desconhecer o que significa isso.

Sempre procuro ver aonde está o ensinamento das coisas que acontecem no mundo. E os haitianos estão mostrando ao mundo como é ser solidario, e ninguem está percebendo isso, nem mesmo quem estao ajudando-os.

Não importa se você é Criacionista ou Darwiniano. A explicaçao dada a vitude dos ensinamentos, no Post de ontem, nos mostra que o que realmente vale é a essencia do que nos é trasmitido. Assim sendo, faço a ligaçao entre o Haiti, as ajudas humanitarias, e uma passagem biblica.

“O amor é paciente, é bondoso; o amor não arde em ciúmes, não se orgulha, não é soberbo, não se apega com indecência, não busca seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal. Não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade; tudo tolera, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” 1 Coríntios 13:4-7

até a proxima

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s