Um convite à cidadania.

            Vem pra rua! Nos tempos antigos das Cidades Estados, ser um cidadão era se realizar enquanto pessoa. E isso era alcançado apenas se efetivamente elas participassem das assembleias de suas cidades. O Poder não mais se concentrava nas mãos de apenas um indivíduo, todas as decisões que afetariam a comunidade era discutida e deliberada por todos cidadãos presentes nesses locais – praças e ruas- ao manifestarem suas opiniões frente às questões levantadas para o debate. E era exatamente neste instante de exprimir o que pensa em via pública que o grego se tornava um ser político, como dizia Aristóteles. Esse era o ato da democracia: o direito e o dever de falar e de ser ouvido em público.
A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida pública e do governo de seu povo. Quem não exerce esse direito, está excluída da vida social e da tomada de decisões da sua comunidade. Então, vem pra rua!   O brasileiro não pode ser acomodar novamente, não se pode mais dormir. Não devemos esperar a gota d’água da insatisfação coletiva para ocuparmos as ruas, as vias públicas, o Senado, o Congresso e especialmente o caso de Santa Maria, a câmara de vereadores que deve voltar a ser ocupada sempre que necessário!
Arnold Toynbee, um economista britânico, disse certa vez: ” O maior castigo para aqueles que não se interessam por política é ser serão governados por aqueles que se interessam.” Ir pra rua é tudo isso; é impedir o abuso do poder público, é exercer a cidadania, é pertencer a democracia, é constituir-se como um ser político. É conhecer o que o seu vizinho tem a dizer e juntos construir um local melhor de se viver, seja esse local seu bairro, seu município, seu estado, seu país. Então fica o convite!

VEM PRA RUA!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s