Globalizando problemas e soluções.

Entre uma garfada e outra no almoço, estive pensando.

depois de ler um matéria razoável da Folha, da ( controversa ) usina de Belo Monte e tirando momentaneamente da questão o seu ” custo/beneficio ” eu comparei a produção hidrelétrica a futura e sonhada produção por fusão e vejam só a magia dos números.
.
A usina de fusão é um reator de fusão nuclear que produz um átomo de hélio para dois átomos de deutério usando temperatura e pressão extremamente alta . Para cada grama de Deutério consumido, são produzidos 41,32*10^-13 Joules de energia; com uma grama é possível a produção de 172 MWh de energia.

1 grama. 172 MWh de energia. não produz lixo radioativo pois o resultado seria a formação de Hidrogênio que poderia ser utilizado para carros elétricos que teriam como resíduo, água!
.
Por outro lado, as usinas hidrelétricas, ditas energias limpas, causam seu impacto ambiental ao reconfigurar/destruir o eco sistema em que ela eh construída.

BeLo Monte vai gerar apenas uma média de  11,MWh  e foram investidos 30 bilhões.

E ai é que entra meu questionamento.

30 bilhões foram gasto por um país em desenvolvimento. Eu fico pensando o quanto de dinheiro uma comunidade formada pelo G10 nao conseguiria arrecadar para um fundo de pesquisa no desenvolvimento dessas tecnologias. Tal conhecimento lançaria a humanidade em outro patamar de evolução, estariamos resolvendo, inclusive e principalmente, todas as questões materiais do planeta.

A questão de suficiencia energética abarca todas as áreas do ” viver em sociedade global “.

Mas a industria do petróleo ainda não está pronta pra ser apenas parte da horizontalidade. Nao querem sair do topo da verticalidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s